sexta-feira, 20 de junho de 2008

PELOTAS NA FRENTE, UNB ATRÁS

Jorge Antunes

Eis a novíssima e alvissareira notícia.
A consulta à comunidade universitária nas eleições para Reitor da Universidade Federal de Pelotas será pelo VOTO UNIVERSAL.
O Conselho dos Centros Acadêmicos aprovou por unanimidade o voto universal. O mesmo aconteceu com a assembléia dos servidores da UFPel, onde o voto universal venceu por votação apertada.
Os docentes da universidade optaram pelo voto paritário, 1/3 por categoria. Mas, tendo em vista as deliberações do Corpo Discente e do Corpo Administrativo, os professores se curvaram ao desejo da maioria da comunidade universitária, aceitando esta nova experiência democrática: o Voto Universal.
Tal como na UnB, em Pelotas as eleições para Reitor serão em setembro.
Até o momento se apresentaram duas candidaturas ligadas à atual administração.
Uma candidatura de oposição tentará ser articulada, por iniciativa dos estudantes.
A nossa Universidade de Brasília deve, urgentemente, se organizar como modelo para todo o Brasil, buscando a construção de um Modelo Brasileiro de Universidade. O Congresso Estatuinte paritário pode se tornar o Fórum democrático para essa construção.
A nova reitoria da UnB, a ser eleita em setembro, pode e deve ser o bastião que, trabalhando de dentro para fora, há de difundir propostas para a educação nacional de qualidade, em todos os níveis.
Uma dessas ações deveria ser a elaboração, defesa e promulgação de uma nova LDB.
Estaremos nas próximas semanas divulgando artigo com aprofundamento dessa proposta.

Nenhum comentário:

Colaboradores