sexta-feira, 8 de agosto de 2008

POR QUE VOTAREI EM JORGE ANTUNES

Prof. Frederico Flósculo Pinheiro Barreto
Departamento de Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo

Depois de 14 (catorze) anos de Era Todorov, finalmente a Universidade terá a chance de encontrar um rumo certo, em vez de tonteira, elevação em vez de baixaria. Minha mais sincera aposta vai para o futuro Reitor Jorge Antunes, maestro e polímata, senhor de muitos talentos, dono de energia e iniciativa que vão fazer da Universidade de Brasília um exemplo para o Brasil.
O nome do Maestro Antunes, Reitor, estará associado a grandes realizações artísticas, a esse portal das qualidades perdidas que são as Artes – especialmente aquelas que não se deixam domar, as terríveis Artes que encantam e assombram. É um grande nome que deve ser associado à retomada de uma grande universidade humanista, pensante e crítica. Isso eu garanto, meus amigos. Elejam Jorge Antunes Reitor, e a UnB nunca mais será como antes.
Precisamos de um Reitor assim. (E ele tem a melhor equipe, que eu sei). Precisamos de lideranças que pensam por suas próprias cabeças, que tenham luzes próprias, que empolguem. A UnB, há uma década e meia, simplesmente não consegue “decolar” no campo das idéias: pior, não tem liderança, no debate político, científico e profissional em vários quadrantes dominados por Fundações de Apoio e grupos de lobbystas – pior ainda, a UnB não aparece com independência, com brilho, no principal cenário em que se faz necessária, na defesa da sociedade civil. Sua administração é opaca, irrelevante. Está vigorosamente burocratizada. Não é à toda que o último Reitor eleito foi o que foi: um burocrata medíocre, que elegeu como a mais brilhante prioridade de sua gestão a reforma arquitetônica de seu apartamento. Um Reitor sem produção intelectual, um Reitor-Ofélia, um Reitor-dondoca que só abria a boca para dizer tolices, para se expor tolamente, para mostrar o quanto um dirigente pode pôr a perder o projeto da instituição que deveria zelar. Mais que incompetente: sem caráter algum, sem marca, e de mau desígnio. Uma lástima para a UnB, mas um exemplo, convenhamos, inesquecível.
Nas próximas eleições deveremos responder, entre outras, a estas perguntas: “Como fomos eleger um Reitor desqualificado como aquele ? Como permitimos que a UnB se expusesse como uma Universidade fútil, corrupta, infiel depositária de recursos – como os destinados à promoção da saúde dos Índios Brasileiros, e que viraram lautos banquetes, festas para locupletados ?”
Quem se propuser a dirigir a UnB, desta vez, deve ter caráter: do Latim, marca, desígnio. Não podemos colocar outro chefe de gang, seja uma gang política, seja uma gang de arrivistas, disposto a promover sua própria ascensão social e política às custas da Universidade Pública. Deve ser uma liderança que retome o projeto de uma Universidade de Brasília inteligente e crítica, hábil e capaz de exercer liderança intelectual, capaz de imprimir sua marca na juventude que assumirá o Brasil nas décadas vindouras.
Votarei em Jorge Antunes porque admiro a sua inquietação, a sua juventude, a sua capacidade de indignar-se. Tem a honestidade que se rebela – diferente daquela outra, mansa e sonsa, de mãos sempre limpas e desocupadas.
A UnB sob sua gestão, prestará contas, investirá, se movimentará e fará o movimento, criará pensamento novo. Essa é a marca dos artistas, dos visionários, dos verdadeiros libertadores. Torço por uma UnB nova, livre de lobbies, de sacanagens, de gente desonesta sempre levando vantagem a partir de seus cargos e títulos, mostrando a pior concepção de saber: o saber como um privilégio e propriedade pessoal, a ser lucrativamente explorada. Saber burro, de gente disposta a truculências para obter suas vitórias pessoais. Não dê poder a esses sabichões, professor.
Sou professor, e quero ter outra imagem de minha Universidade. Torço por uma UnB ética, presente, ativa, com compromisso com os grandes projetos de mudança do Brasil. Vamos detalhar, especificar esses projetos ?
Sou daqueles professores que desejam mudanças para melhor, mudanças para frente e para cima. Por isso votarei em Jorge Antunes, meus amigos. Não quero ver a Universidade nas mãos de corruptos, nas mãos de medíocres. No mundo da Academia deste novo século, ou apostamos alto, em qualidade e inteligência, ou não teremos espaço, nem futuro. Chega de Reitor “esperto”, chega de paus-mandados de grupos viciosos; chega de gente sem espírito, sem presença; chega de burocratas. Vamos votar em mudanças corajosas e cheias de verve e arte. O nome é Jorge Antunes.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Colaboradores